terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Ato público pede crédito consignado para locação de imóvel

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Julio Lopes (PP-RJ), e representantes do setor imobiliário realizam hoje, em Brasília, ato político pela utilização de empréstimo com desconto em folha (crédito consignado) para locação de imóvel residencial urbano.

Segundo ele, a manifestação, que será realizada no auditório da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), pretende chamar a atenção para a necessidade de acelerar o mercado imobiliário por meio de convênios com bancos.

Inadimplência

Segundo os organizadores do ato, um dos maiores problemas do setor imobiliário brasileiro é a inadimplência nos encargos de locação, como as contas de condomínios, água e luz. Como as ações no Brasil são demoradas, o proprietário corre o risco de levar um "calote" ao alugar sua casa, argumentam. Uma solução viável, ainda segundo os organizadores da manifestação, seria a criação de linhas acessíveis de crédito consignado.

Caberia ao locatário se candidatar ao crédito. De acordo com a proposta, a ficha do locatário não poderá ter pendências de ordem financeira e a renda exigida deverá ser três vezes o valor do aluguel.

Os bancos já fornecem operações imobiliárias relativas a construção, venda e aquisição de habitação.

O deputado Julio Lopes afirma que as linhas de crédito estão em consonância com a Lei 11196/05, referente ao Fundo de Investimento para Garantia Imobiliária.

A Fecomércio fica no Setor Comercial Sul, Quadra 6, Ed. Federação do Comércio, 5° andar, em Brasília. O ato está programado para ter início às 19 horas.