terça-feira, 23 de julho de 2024

Semana da Qualidade – Conheça a história do Cartório do 1º Ofício de Campinápolis

“O Cartório do 1º Ofício, Serviço de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos da Comarca de Campinápolis foi instalado e iniciou suas atividades em maio de 2007 e, no início dos trabalhos, contava tão somente com 3 pessoas: o titular Paulo Rogério; o oficial substituto João Mateus, de saudosa memória, e o auxiliar de cartório Bruno. Somente 10 meses depois veio a contar com mais um colaborador, Willian, então menor com 17 anos e, atualmente, oficial substituto do cartório. O titular, Paulo Rogério, com longa experiência de mercado, então do alto dos seus 52 anos de vida, sendo mais da metade dedicados à atividade bancária, sempre acreditou que a qualidade técnica dos trabalhos, a presteza no atendimento e a satisfação do usuário são os principais pilares de sucesso em qualquer empreendimento, como assistiu, por vários anos, atrás de um balcão de banco.

Assim, o cartório, ao longo de sua existência, sempre primou pela excelência dos trabalhos técnicos e presteza no atendimento, com noventa por cento dos nossos serviços protocolizados e concluídos no mesmo dia. Entretanto, como a perfeição é inatingível, mas uma meta permanente, sempre é possível aperfeiçoar os trabalhos e tentar superar a barreira da simples satisfação do usuário para o patamar de gratidão pelo serviço prestado, não obstante os elevados emolumentos dispendidos pela parte.

Baseado nesta máxima, tão logo a ANOREG/MT abraçou a bandeira do PQTA, procuramos andar de mãos dadas com a Associação, participando, junto com um colaborador, dos cursos presenciais e nos inscrevendo nas edições do PQTA, tendo como objetivo dar uma roupagem mais profissional e menos burocrática à atividade cartorária, vista pelos usuários como uma atividade estatal, em que basta a legalidade do ato. Entretanto, em nossa visão, a melhoria no atendimento ao cliente, a redução de custos e, de forma geral, uma entrega ao consumidor final da melhor qualidade sempre foi o objetivo.

Conquanto inatingível a ideia da perfeição, queremos alcançar a qualidade total usando de todos os métodos e ferramentas disponíveis, nos quais a organização, alta eficiência, redução de custo e viés de melhoria de performance são fundamentais para a busca incessante de excelência em processos.

No caso do cartório de Campinápolis, como a demanda de trabalho é pequena, o número de colaboradores é de apenas cinco pessoas, além do titular da serventia, mas todos engajados na procura incessante da presteza no atendimento e excelência técnica, como fator de segurança ao usuário, não sendo o fato de contar com número mínimo de colaboradores obstáculo para a serventia melhorar a performance nas premiações do PQTA, passando de bronze para prata, tendo como objetivo alcançar melhores colocações nas próximas avaliações, procurando um controle rígido do processo e maior participação em ações sociais, a exemplo do natal solidário, que promove anualmente”.

Fonte: ANOREG/MT